No último dia 18 de Março no SENADO FEDERAL, o General Ajax Porto Pinheiro, palestrou durante a semana de comemoração do 61º Aniversário do Grão-mestre Leo Imamura. Juntamente com outros líderes e Mestres, e Grãos-mestres da Moy Yat Ving Tsun.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou o general brasileiro Ajax Porto Pinheiro como comandante das tropas da Missão de Estabilização da ONU no Haiti (MINUSTAH).[6]
Na ONU, o general Ajax comandou o batalhão militar do contingente brasileiro da MINUSTAH e serviu como observador militar da Missão de Observação das Nações Unidas em El Salvador em 1992 e no Grupo de Observação das Nações Unidas na América Central em 1991.
O general Ajax também possui mestrado em administração de empresas da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.
Foi promovido a General de Brigada em 31 de março de 2010, sendo designado Comandante da 15.ª Brigada de Infantaria Mecanizada, onde ficou até 2012. Depois, comandou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, entre 18 de abril de 2012 e 9 de agosto de 2013.[2]
Promovido a General de Divisão em 31 de março de 2014, foi diretor de Educação Superior Militar e vice-chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército Brasileiro. Originalmente admitido à Ordem do Mérito Militar em 2003 no grau de Cavaleiro ordinário, foi promovido a Oficial em 2006, Comendador em 2010 e Grande-Oficial em 2014.
O General falou sobre sua atuação nas Forças Armadas e apoiou muito o trabalho da Moy Yat Ving Tsun e do Sistema Ving Tsun na colaboração como Desenvolvimento Humano.
5