Special Student, Discipulado no Kung Fu – Parte 2

Mestrea Leo Imamura e Sifu Monnerat - Kung Fu Niterói

O Sifu é muito importante para esse estudante especial, porque qualquer coisa que o Sifu saiba, o estudante copia em determinado grau. Então, se o original, o comportamento do Sifu, não é bom, a cópia não será boa tampouco. Em outras palavras, existem coisas que eu poderia fazer enquanto professor, enquanto Sifu.

Mas eu não faço, porque eu sou um professor. Eu sou Sifu de alguém. Por exemplo, talvez eu gostasse de andar por esse quarteirão sem ouvir nada: talvez agir como uma pessoa louca. Mas eu não posso. Não por que a lei diz que não devo, mas porque eu sou Sifu de muitas pessoas. Se eu correr pelado ao redor do quarteirão, no dia seguinte haveria uma foto nos jornais dizendo, “Esse é Moy Yat!”.

Esse tipo de comportamento não é bom. Então, se eu quero fazer isso, por qualquer razão, talvez eu não possa explicar, mas eu apenas quero fazer isso… Eu simplesmente não posso, porque eu tenho muitos estudantes. Esse é apenas um exemplo.

Às vezes, eu quero sair para algum lugar que eu não devo. Mas, talvez eu queira ir, porque eu sou um humano e posso querer ser livre para fazer qualquer coisa. Mas, porque eu sou um Sifu, tenho que abrir mão de muitas coisas. Então, se eu usar palavras de baixo calão, eu me sinto desconfortável quando digo isso, porque eu sou um Sifu.

Essa é a parte ruim de tornar-se Sifu. A boa parte é que eu gasto muito do meu tempo aprendendo e ensinando muita coisa boa. Não importa o quê, sempre existe um melhor caminho para fazer as coisas, para fazer 100% correto.

Eu tenho aprendido isso. Para quê? Para meus estudantes! Para meus grandes estudantes. Se eu não fizesse isso desde quando eu era novo, eu estaria sentado aqui agora muito nervoso sobre o que eu iria falar para vocês.

Tudo o que eu poderia dizer, “Olá, eu sou Moy Yat. Eu sou engraçado.” É isso. Seria tudo o que eu poderia dizer. Mas, desde quando eu era jovem, como vocês, eu não dormia enquanto eu estava viajando. Eu prestava atenção em tudo, tentava estudar, aprender, para extrair o máximo que eu pudesse. Então, para vocês, eu estudei um Ving Tsun especial.

Eu gastei muito tempo estudando, todo o caminho do Siu Nim Tau para o Biu Ji, o boneco de madeira, Luk Dim Bun Gwan e Baat Jaam Do. Eu aprendi o sistema completo. Tudo é claro, “o que” é isso e “por que”, e a “natureza” de tudo. Então agora, não importa qual a questão que você me pergunte em qualquer parte do Ving Tsun, eu posso te dar uma resposta correta. De outro modo, eu não seria capaz de fazer isso. Esse é um bom trabalho de um Sifu.

Quando eu era um estudante, eu almejava algum dia encontrar um grande professor, um perfeito. Então eu poderia ficar com ele. O que quer que ele mandasse eu fazer, eu obedeceria. Eu seria um bom estudante. Por sorte, eu encontrei um; Yip Man foi meu professor, meu Sifu. Quando eu o encontrei, para começar, eu não sabia que ele era bom.

Mais tarde, quando eu me tornei um Sifu, eu comecei a compreender o quão bom ele era. Depois que ele morreu, eu senti ainda mais a sua grandeza. Eu não posso tê-lo mais por perto e eu sinto falta dele ainda mais. Por exemplo, quando eu podia tirar uma foto com ele, eu ficava feliz.

Mas, eu queria tirar mais. No entanto, eu me preocupava em pedir a ele para tirar mais fotos, porque ele poderia me levar a mal e dizer, “Ei, você está querendo me dar algum sinal? Por acaso eu estou morrendo, filho? Você quer tirar uma foto comigo?” Então, eu me preocupava com isso e não tirar mais fotos. Mas, eu queria tirar muitas fotos com ele. Eu não fiz isso porque eu o respeitava. Então agora, ele se foi.

Eu quero tirar fotos, mas não posso. Ele não está mais aqui. Esse é o porquê de eu mostrar meu rosto aqui. Eu planejo vir aqui todo mês. Então, se vocês quiserem tirar fotos comigo, vocês terão essa oportunidade. Talvez, se
você olharem para a foto de certo ângulo, isso pode não ser tão importante. Mas, eu darei algumas sugestões.

Se você tem uma… Quer dizer, uma foto privativa comigo, não uma oficial em pé atrás de mim, mas antes, uma foto privativa sentado junto comigo, ou talvez na esquina de uma rua ou qualquer coisa você tem uma foto comigo… Esses tipos de fotos você reserva por uns dois anos. Depois você perceberá que o quão valiosas elas são.

Tags: Kung Fu Niterói – Rio de Janeiro

Patriarca Moy Yat

Previous Article

Special Student, Discipulado no Kung Fu - Parte I

Next Article

Ving Tsun kung fu ficará com você do dia que você começar até o dia que você morrer.

View Comments (1)

Leave a Comment

Inscreva-se no App/Blog

Cadastre-se aqui nosso app/blog para receber postagens mais recentes de Sifu Monnerat e Equipe, diretamente em seu e-mail.
Vida Kung Fu e zero spam ✨

Teste no Clique

 Cerimônias Tradicionais - 7 NOV/24

HOI KUEN - ADMISSÃO FORMAL - SIU NIM TAU - Wanderson Fernandes

ACESSO AO NÍVEL SUPERIOR DO PMYVTSG - Mui Fa Jong - Juan Federico Fuchs;
ACESSO AO NÍVEL INTERMEDIÁRIO DO PMYVTSG - Cham Kiu - Diego Machado.

 Visita Oficial de Grão-mestre Leo Imamura - 15 NOV/24

Iremos receber nos dias 15, 16 e 17 de NOVEMBRO, o Sigung de vocês para compartilhar uma série de experiências e aprendizados que um Grão-mestre pode ofertar, exclusivamente para a Família Moy Ka Lai To em Niterói.

Acessar Eventos

Isso vai fechar em 24 segundos

Próximos Eventos

Olá !

Esta Ciente?

CELEBRAÇÃO
56 ANOS DE
SIFU MONNERAT
7 de Dezembro de 2024
Acessar Evento



Seminário de Introdução
a Tutorização do Sistema
Ving Tsun
4,8 e 10 de Dezembro de 2024

Maiores informações serão ainda elaboradas e enviadas por aqui no App/Blog

Acessar Evento

Isso vai fechar em 30 segundos


            

            

                        
            
            
Registrations
No Registration form is selected.
(Click on the star on form card to select)
Please login to view this page.
Please login to view this page.
Please login to view this page.