A Perspectiva Kung Fu enxerga sob o ponto de vista da contribuição para a Arte de Viver ,e viver a própria vida.
Se você esta procurando um Sifu que se encaixe dentro das suas “regras” pessoais ou do jeito que você gostaria que fosse, terá grande dificuldade de desenvolver seu Kung Fu.
Ao escolher uma roupa pronta, isso pode ser funcional e necessário, mas melhor seria uma roupa feita sob medida para você, isso parece óbvio?
Na escolha de um Sifu, não é possível “mandar fazer um sob medida para você” e muitos andam por ai procurando fora, o que na verdade precisariam procurar dentro de si.
Quando um Sifu (Qualificado), não atende aos seus caprichos (de você e não dele!), você se sente magoado, ressentido e em casos emocionais mais graves, simplesmente sai em busca de outro.
Quando um amigo ou companheiro, esposa ou empresa não mais te serve como você quer, simplesmente é mais fácil procurar outra e não mobilizar dentro de si as mudanças necessárias que precisariam ser feitas para você se tornar um ser humano melhor, trazendo para si a responsabilidade.
Precisamos esvaziar a xícara para provar mais chá, mas esse esvaziar não é jogando fora o chá e sim consumindo aquela experiência.
É comum dizer que o Ving Tsun é que te escolhe, mas na verdade é você quem escolhe e tomas as decisões e assume um compromisso, inclusive escrito no Hoi Kuen Dip que foi entregue em público, diante das testemunhas em sua Cerimônia de Hoi Kuen.
Se o Sifu deixa você sempre confortável, então ele é apenas seu amigo, um bom amigo, mas nunca o seu Sifu, não sei o que você esta precisando mais agora neste instante que conversamos por aqui, de um um amigo, ou de um Sifu.
Eu fui forjado mais da metade de minha vida para ser um Sifu, se procura um amigo, eu não posso garantir que eu vá ser um Sifu, mas se você quer um Sifu eu posso garantir que dentro desta relação existe um amigo.
Mas se ele deixa você na zona de desconforto, então ele é seu Sifu, o que não quer dizer que não seja também seu amigo. Mas o amigo não é seu Sifu.
Alguns ainda estão atolados e enveredados com a rotina profissional e tarefas outras, e ainda não estão trilhando a jornada Kung Fu, ainda estão “fingindo” estudar e desenvolver Kung Fu.
É preciso se quebrantar, romper processos que te amarram ao velho homem ou a velha mulher, e permitir avançar dentro de uma perspectiva diferente, se deseja resultados diferentes para este novo Ano.
Mensagem muito apropriada e necessária para nossas vidas no atual contexto pós-moderno.
Sem dúvida, pensando nisso, achei apropriado essa menção, pois quero ajudar nesta virada de página do calendário, e simplesmente uma virada de página e nada mais, a refletirem também no papel e compromisso assumidos.
Excelente, Sifu!
Esse ano há de ser marcante.
Que o Saam Faat seja vivido com mais intensidade e consistência!
Obrigado por tudo!
Abraço.
Excelente reflexão, Sifu!
Entendo profundamente que um Sifu não é apenas um amigo, mas um mentor, mestre e guia – alguém que, assim como um pai, nos orienta e molda para crescermos como seres humanos e praticantes.
É essencial mantermos o coração aberto e a mente receptiva para absorver cada ensinamento, especialmente quando ele nos desafia a sair da zona de conforto e enxergar além de nossas limitações.
Gratidão por compartilhar essa mensagem tão enriquecedora e inspiradora!
Fico feliz de ver seu comentário e participação aqui Marco Túllio, ainda mais recém chegado e isso me deixa feliz. Vamos seguir em frente para que vc me ajude a ajudá-lo a compreender melhor a Perspectiva Kung Fu