Texto adaptado da apresentação feita por Si Fu Monnerat. Imagem extraída do filme Wing Chun – Uma luta milenar (1994)
Yim Wing Chun representa a primeira geração de ancestrais da linhagem Ving Tsun, sendo reconhecida como a Fundadora ou a Primeira Ancestral (Josi) do moonphai.
Segundo Ip Man, ela era natural da Província de Kwangtung (Guangdong), China. Após o falecimento de sua mãe, mudou-se com seu pai, Yim Yee, para a região fronteiriça das províncias Wannan (Yunnan) e Kwangsai (Guangxi), onde mantinha um estabelecimento comercial no ramo alimentício, especificamente de taofu (queijo de soja).
De acordo com Kwong Chi Nan, discípulo de Chu Shong Tin, o local específico, Miu San (Miaoshan), é uma minúscula montanha. Talvez por isso, Ip Man faz menção a Tai Leung San (Daliangshan) por ser uma referência mais conhecida.
A Fundadora foi discípula da lendária monja Ng Mui, que, juntamente com Gee Sin, Pak Mei, Fung To Dak e Miu Hin, era considerada um dos “Cinco Antigos de Siu Lam”. Eles sobreviveram ao incêndio que destruiu este monastério, localizado na Província de Fukien (Fujian). Segundo o livro “History of Secret Societies of China”, esse fato ocorreu no décimo-segundo ano do reinado de Yung Jing (Yongzheng), que corresponde ao ano de 1734.
Ng Mui, inspirada no enfrentamento entre a serpente e o grou, deu origem a um novo kuen sut. Yim Wing Chun recebeu este conhecimento no Templo Pak Hok (Baihe). Após o famoso episódio em que derrotou um tirano local, que queria desposá-la à força, casou-se com Leung Bok Toa, a quem havia sido prometida.
Com o passar do tempo, devotou-se a sistematizar o referido kuen sut, tendo-o listado em Siu Nim Tao, Chum Kiu, Biu Je, Moy Fah Jong, Luk Dim Boon Kwan e Bot Jom Doa. Segundo Moy Yat, a origem do sistema ocorreu ainda no reinado do Imperador Yung Jing (1723 a 1735). Pela singularidade das datas, conclui-se que o Sistema Wing Chun foi fundado no mesmo ano em que o Imperador Yung Jing faleceu, ou seja, 1735.
Oportunamente, a Fundadora transferiu secretamente esses conhecimentos para seu marido, Leung Bok Toa.
Aguarde a próxima postagem, pois daremos continuidade à genealogia Ving Tsun.
Caso queira ver um pouco sobre o trailer do filme “Wing Chun – Uma luta milenar”, de 1994, segue o link abaixo para apreciação.
Trailer do filme: https://www.imdb.com/video/vi3802841625/?playlistId=tt0111800&ref_=tt_ov_vi
Palavras-chave:
- Fundadora Yim Wing Chun
- Linhagem Ving Tsun
- Ip Man
- Ng Mui
- Chu Shong Tin
- Sistema Wing Chun
- História do Ving Tsun
- Artes Marciais Chinesas
- Tradicional Kung Fu
- Técnicas de Ving Tsun
4.5