Uma vida em um dia.
O que significa conseguir viver uma vida em um dia?
Podemos enxergar de várias maneiras, mas aqui eu gostaria de sugerir o entendimento de que “uma vida em um dia” pode significar a capacidade de acessar o aprendizado de uma vida inteira em apenas um dia.
Parece algo difícil de se conseguir? Certamente é. A pergunta que surge imediatamente então passa a ser como podemos desenvolver essa capacidade.
Eu entendo que as artes marciais, quando transmitidas em alto nível, são um caminho para lapidar a mente humana ao ponto de assimilar o aprendizado de uma vida em um dia. Como isso é possível? Colocando o aprendizado da vida no movimento corporal, para que possamos viver a aprendizagem de forma plena. Mais do que isso, tornando a aprendizagem plena um hábito. Algo que façamos naturalmente, sendo parte da nossa forma de abordar o mundo.
Quando aprender se torna um hábito, estamos falando de buscar o aprendizado da vida em cada movimento, em cada ação do cotidiano. Então, aprender se torna parte da nossa conduta.
Em alto nível, isso significa que um artista marcial busca levar cada movimento para um estado de arte.
Um patamar onde cada movimento apresenta qualidades como:
- Ser uma manifestação humana única, que não pode ser plenamente reproduzida por nenhuma outra pessoa além do próprio artista;
- Expressar coerência profunda, que podemos chamar também de coerência sistêmica, tornando o movimento sempre adequado ao seu contexto;
- Unir naturalidade e consciência, onde lógica e intuição se encontram em harmonia resultando no cultivo do espontâneo.
Um Sistema de Kung Fu é um caminho sistematizado que tem potencial de despertar esse alto nível de sensibilidade e manifestação artística. Ou seja, um sistema para cultivar o Kung Fu, que pode ser entendido como a perspectiva artística única de cada ser humano.
O Sistema de Kung Fu no qual eu cultivo meu caminho marcial único é conhecido pelo nome Ving Tsun. Nesse caminho, sigo aprendendo com o Grão-Mestre Leo Imamura. Ele, por sua vez,aprendeu com o Patriarca Moy Yat. Dois exemplos de grandes mestres que dedicaram o investimento de uma vida para despertar a consciência de viver cada dia de forma artística. Em um mundo onde a tecnologia digital avança sempre acelerando, aprender a como desenvolver nossa arte de sermos profundamente humanos se torna cada vez mais fundamental.
Então convido cada um de vocês a descobrir o seu caminho, a sua arte marcial, para aprendermos juntos como é possível viver uma vida em um dia. Todos os dias.